quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A Óptica On-Line

Lá se vão 20 anos que a internet apareceu. Desde então, vai ocupando aos poucos o tempo e a atenção de cada um de nós. A melhor prova disso é que hoje em dia boa parte das pessoas não vive sem seu smartphone e é capaz de sair do sério se estiver em algum lugar em que o 3G não funcione.

Já as empresas vão aprendendo como tirar proveito do universo virtual. Os primeiros passos foram dados lentamente, foi preciso aprender errando e acertando, testando formatos, usando as ferramentas disponíveis a cada momento, estudando o comportamento dos internautas até que se pudesse considerar a possibilidade de fazer dinheiro de verdade com a internet.
E esse dia chegou, inclusive para a óptica, cuja versão on-line desperta cada vez mais interesse das grandes corporações do ramo. Luxottica e Essilor são dois bons exemplos: ambas têm comprado sites de e-commerce nos últimos dois anos e vão garantindo sua fatia no universo virtual. A Essilor, inclusive, abriu uma unidade na cidade canadense de Vancouver destinada a explorar novas oportunidades de compras de empresas de internet em todo o mundo e o Brasil está incluído nessa lista.
Um fenômeno da web que vale destaque é a Warby Parker, site criado em 2010 nos Estados Unidos que se destacou pela venda de armações de receituário e lentes oftálmicas on-line e que três anos mais tarde optou por abrir também lojas físicas e hoje já tem 12 pontos de venda no país. Seu formato foi tão bem-sucedido que ganhou versões locais – por aqui, dois exemplos são Lema 21 e Livo – essa última também abriu lojas físicas.
O fato é que as oportunidades não param por aí e gigantes e visionários estão de olho, inclusive no mercado brasileiro.
Boas vendas!

Flavio Mendes Bitelman

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Nova lente intraocular da Alcon permite recuperar a visão de uma só vez

Catarata, astigmatismo e presbiopia poderão ser solucionadas em um único procedimento a partir de 2012

A Alcon, líder mundial em produtos oftalmológicos, recebeu aprovação da Anvisa para trazer ao país a AcrySof IQ ReSTOR Tórica. Trata-se de uma lente intraocular dotada de uma nova tecnologia capaz de solucionar, em um único procedimento, a extração da catarata, compensar o astigmatismo e corrigir a presbiopia, reduzindo assim a necessidade do uso de óculos aos portadores destas enfermidades. A nova lente, que necessita de procedimento cirúrgico para seu implante, já está disponível em 37 países, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Canadá. 
O início da comercialização do produto está previsto para fevereiro de 2012. Com a inclusão da nova lente no portfólio de produtos da Alcon no país, a empresa espera oferecer mais qualidade de vida aos pacientes acometidos pelas três enfermidades.
 
De acordo com o estudo "Prevalence of corneal astigmatism before cataract surgery", realizado em 2009 pela Universidade de Valência, Espanha, 87% dos pacientes operados de catarata apresentaram algum nível de astigmatismo, o que exige o uso de lentes corretivas após a extração da catarata. A nova lente intraocular também faz a correção da presbiopia, mais conhecida como vista cansada, prevalente a partir dos 40 anos.



Tecnologia

A tecnologia embarcada na nova lente, e que também está presente na família de lentes AcrySof, é a primeira no mercado mundial produzida com material acrílico hidrofóbico dobrável desenvolvido exclusivamente para procedimentos oftalmológicos, permite ao médico realizar incisões sem a necessidade de suturas o que contribui com um pós-operatório mais rápido. 

Enfermidades
A catarata é uma doença que torna o cristalino, a lente natural do olho, opaco causando a diminuição da visão. Esta enfermidade pode ser congênita ou adquirida estando entre os fatores causais idade, traumas, medicamentos e enfermidades como o diabetes.
A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, acometendo cerca de 45 milhões de pessoas.
Apesar de ser a cirurgia mais realizada em indivíduos acima de 50 anos, ainda existem milhões de cegos pela doença. Só no Brasil, estima-se que 47,8% dos casos de perda da visão sejam em decorrência da catarata.
A doença começa a se manifestar aos 40 anos (2,5% dos casos), chegando a atingir 75% da população com mais de 80 anos.

No passado, os especialistas recomendavam esperar a catarata "amadurecer" antes de fazer a cirurgia. Hoje, entende-se que o quanto mais cedo for feita a operação, melhor para o paciente. Ainda assim, muitas pessoas deixam de operar por medo e passam anos enxergando mal e com pouca qualidade de vida. 
O astigmatismo é hereditário e confere ao portador um formato da córnea irregular, ovalado. As pessoas com astigmatismo enxergam de forma distorcida objetos próximos ou distantes. Quando as imagens ficam embaçadas, é porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A visualização é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. 
A presbiopia, mais conhecida como vista cansada, é uma anomalia que ocorre por volta dos 40 anos. Esta enfermidade é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e a perda de elasticidade de sua cápsula, impedindo os músculos ciliares de modificar o seu formato o que impede a focalização das imagens de perto. Este processo é progressivo e se estabiliza por volta dos 60 anos. 


Mercado     

A nova lente faz parte da família AcrySof, que atingiu em 2011 a marca de 50 milhões de lentes comercializadas no mundo. No Brasil, um milhão de lentes foram implantadas nos últimos 15 anos em pessoas acometidas pela catarata, enfermidade que atinge cerca de 25% da população entre 70 e 80 anos e em 75% de idosos com idade acima de 80 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 

Fonte: Opticanet

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Web Palestra do Estude Visão: A importância das redes sociais no ramo óptico.

A escola Estude Visão disponibiliza em seu canal no Youtube web palestras sobre vários temas pertinentes sobre o dia a dia da óptica. Neste aqui a palestra é sobre a  importância das redes sociais no ramo óptico. Aproveite o conhecimento.

Assista ao vídeo abaixo e não esqueça de seguir nosso blog no Facebook - Facebook do Blog do Óptico.