quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Nova lente intraocular da Alcon permite recuperar a visão de uma só vez

Catarata, astigmatismo e presbiopia poderão ser solucionadas em um único procedimento a partir de 2012

A Alcon, líder mundial em produtos oftalmológicos, recebeu aprovação da Anvisa para trazer ao país a AcrySof IQ ReSTOR Tórica. Trata-se de uma lente intraocular dotada de uma nova tecnologia capaz de solucionar, em um único procedimento, a extração da catarata, compensar o astigmatismo e corrigir a presbiopia, reduzindo assim a necessidade do uso de óculos aos portadores destas enfermidades. A nova lente, que necessita de procedimento cirúrgico para seu implante, já está disponível em 37 países, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Canadá. 
O início da comercialização do produto está previsto para fevereiro de 2012. Com a inclusão da nova lente no portfólio de produtos da Alcon no país, a empresa espera oferecer mais qualidade de vida aos pacientes acometidos pelas três enfermidades.
 
De acordo com o estudo "Prevalence of corneal astigmatism before cataract surgery", realizado em 2009 pela Universidade de Valência, Espanha, 87% dos pacientes operados de catarata apresentaram algum nível de astigmatismo, o que exige o uso de lentes corretivas após a extração da catarata. A nova lente intraocular também faz a correção da presbiopia, mais conhecida como vista cansada, prevalente a partir dos 40 anos.



Tecnologia

A tecnologia embarcada na nova lente, e que também está presente na família de lentes AcrySof, é a primeira no mercado mundial produzida com material acrílico hidrofóbico dobrável desenvolvido exclusivamente para procedimentos oftalmológicos, permite ao médico realizar incisões sem a necessidade de suturas o que contribui com um pós-operatório mais rápido. 

Enfermidades
A catarata é uma doença que torna o cristalino, a lente natural do olho, opaco causando a diminuição da visão. Esta enfermidade pode ser congênita ou adquirida estando entre os fatores causais idade, traumas, medicamentos e enfermidades como o diabetes.
A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, acometendo cerca de 45 milhões de pessoas.
Apesar de ser a cirurgia mais realizada em indivíduos acima de 50 anos, ainda existem milhões de cegos pela doença. Só no Brasil, estima-se que 47,8% dos casos de perda da visão sejam em decorrência da catarata.
A doença começa a se manifestar aos 40 anos (2,5% dos casos), chegando a atingir 75% da população com mais de 80 anos.

No passado, os especialistas recomendavam esperar a catarata "amadurecer" antes de fazer a cirurgia. Hoje, entende-se que o quanto mais cedo for feita a operação, melhor para o paciente. Ainda assim, muitas pessoas deixam de operar por medo e passam anos enxergando mal e com pouca qualidade de vida. 
O astigmatismo é hereditário e confere ao portador um formato da córnea irregular, ovalado. As pessoas com astigmatismo enxergam de forma distorcida objetos próximos ou distantes. Quando as imagens ficam embaçadas, é porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A visualização é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. 
A presbiopia, mais conhecida como vista cansada, é uma anomalia que ocorre por volta dos 40 anos. Esta enfermidade é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e a perda de elasticidade de sua cápsula, impedindo os músculos ciliares de modificar o seu formato o que impede a focalização das imagens de perto. Este processo é progressivo e se estabiliza por volta dos 60 anos. 


Mercado     

A nova lente faz parte da família AcrySof, que atingiu em 2011 a marca de 50 milhões de lentes comercializadas no mundo. No Brasil, um milhão de lentes foram implantadas nos últimos 15 anos em pessoas acometidas pela catarata, enfermidade que atinge cerca de 25% da população entre 70 e 80 anos e em 75% de idosos com idade acima de 80 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 

Fonte: Opticanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário