Já diz o ditado: A primeira impressão é a que fica.
Tendo isto em mente, o consultor óptico deve ser criativo na sua abordagem. Cada cliente é único, assim como a forma de abordagem.
Um cordial "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" é imprescindível. SORRIA PARA O CLIENTE.
Para os primeiros usuários de óculos, adquirir o produto é um sofrimento. Eles se sentem inseguros, e muitas vezes é um sofrimento para eles a compra. Um sorriso os deixa mais a vontade e confiantes para a aquisição.
Utilize um "seja bem vindo a nossa loja", deixe ele confortável e ofereça água, chá ou café (sua loja deve ter um pouco de cada para oferecer).
Após acomodar o cliente na poltrona ou na cadeira, não pergunte "em que posso lhe ajudar?". Ele está ali para comprar um óculos, ou você vende pneus usados?
Pergunte se o óculos que ele gostaria de adquirir é de grau ou de sol (e ofereça as duas opções em um só se ele ficar na dúvida).
A partir deste momento ele vai lhe dizer se procura um óculos solar ou um óculos de grau. Sem você precisar usar de chavões batidos na abordagem.
Seja criativo. Leia a expressão corporal do cliente na chegada. Aborde ele de uma forma criativa.
Não seja demasiado alegre com clientes "macambuzios" e chateados. Não seja mal humorado e turrão com clientes alegre.
Utilize a mimetização na hora da abordagem e receba seu cliente de uma forma POSITIVA.
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