quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Pós Vendas: Fidelizando o Cliente.

Voltando de férias, o Blog do Óptico aborda um dos principais pontos da relação Consultor - Cliente: O pós vendas.

É de conhecimento geral que em função da concorrência, cada vez mais se torna imperativo a fidelização dos clientes. E uma questão que surge é: Fiel a loja ou ao vendedor?

A fidelização do cliente pelo vendedor depende da fidelidade que o mesmo tem pela empresa. Se o vendedor é comprometido com a empresa ele irá demonstrar este comprometimento para seu cliente. E, desta cadeia, surge a verdadeira fidelização do cliente: Primeiro com a loja (credibilidade) e depois com o vendedor (atendimento).


Em primeiro lugar, o vendedor tem de entender que os óculos de seus clientes são como jóias raras e que deles depende a sua visão. E desta forma devem ser tratados.
 Revise sempre o produto antes da entrega e veja se todas as peças estão no lugar e bem firmes (é horrível quando na hora da entrega o cliente nota que está faltando uma plaqueta).

Por mais simples que sejam, os óculos devem ser entregues em embalagens de boa qualidade e apelo estético, mesmo que a armação seja do cliente e apenas as lentes foram trocadas (não esqueça que ele é uma jóia).

Durante a entrega, peça para o cliente experimentar o produto e verifique a necessidade de algum ajuste. Tire todas as dúvidas sobre o funcionamento das lentes (principalmente quando forem multifocais) e se for o caso, ajude o cliente em sua primeira adaptação solicitando que ele caminhe pela loja e relate como está se sentindo. Demonstre a forma adequada de limpeza e conservação do produto para evitar possíveis danos a lente ou armação.

Deixe de lado o "volte sempre" e crie um comprometimento de retorno com o cliente: Convide-o a  retornar a loja para uma limpeza e ajustes gratuitos em um prazo que não deve exceder 3 meses. Mostre que ele não é só mais um cliente e que você se importa com o que irá acontecer com o produto durante seu período de uso.

Existem ainda formas tradicionais de pós vendas e fidelização que não devem ser esquecidas e são de extrema importância no processo: Carta ou e-mail de felicitação de aniversário, de promoções, de retorno a empresa ("seus óculos completam aniversário hoje: venha conhecer nossa nova coleção")...

Com um pouco mais de empenho e dedicação ao pós vendas, a fidelização se torna um hábito rentável para a empresa e o consultor.

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESTE BLOG, PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO E OS ASSUNTOS ABORDADOS DE MANEIRA SIMPLES E DE BOM ENTENDIMENTO. PARA QUEM REALMENTE SE INTERESSA PELO MELHOR PARA SUA LOJA É PERFEITO!

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